Termas de Monfortinho promovem saúde e bem-estar
São já bem famosas as águas termais portuguesas e os benefícios que proporcionam a pessoas que, por vezes, já perderam toda a esperança.
São mesmo lendárias as curas que têm permitido a jovens e menos jovens, afectados por maleitas e doenças de maior ou menor gravidade. A verdade é que as águas das inúmeras termas de Portugal, como as Termas de Monfortinho, têm, de facto, qualidades e características que promovem a saúde e o bem-estar.
Além de ganhar dias magníficos de lazer e repouso, numa estadia nas termas pode ainda usufruir de diversos tratamentos personalizados. Os benefícios das termas de Portugal incluem terapias diversas, como a ventiloterapia, fisioterapia, electroterapia, balneoterapia ou massagens de relaxamento, entre outras.
Por isso, as águas das termas de Portugal são frequentemente recomendadas por médicos especialistas de todo o país e até de países estrangeiros.
Termas de Monfortinho: águas sobejamente enriquecidas
Mas, mais. Algumas destas águas, como as da Fonte Santa de Monfortinho, das Termas de Monfortinho, são hipomineralizadas, bicarbonatadas, sódicas, cálcicas e magnésicas, permitindo rápidas regenerações da pele, sobretudo quando é afectada por eczemas, dermatites, acne ou psoríase, entre outros. Estas águas, que têm um dos maiores teores de sílica das águas das termas de Portugal, possibilitam igualmente recuperar com brevidade as mucosas do aparelho digestivo e respiratório.
As águas termais, existentes nas diversas termas de Portugal, são ainda especialmente indicadas para litiase renal, doenças das vias respiratórias, doenças reumáticas, doenças gastro-intestinais, doenças crónicas da pele e doenças hepato-vesiculares. Consoante as suas características, as águas termais têm diferentes efeitos regeneradores.
Tipos de águas existentes nas termas de Portugal e respectivos benefícios:
- Sulfurosas: são ricas em enxofre e utilizadas em problemas das articulações, dermatoses e anemias
- Sulfatadas: utilizadas para lidar com problemas gástricos, são ricas em sódio e ideais para a eliminação do ácido úrico
- Bicarbonatadas: especialmente indicadas para lidar com problemas de digestão, são alcalinas e frias, com baixa mineralização
- Cloretadas: especialmente indicadas para problemas inflamatórios, são ricas em cloro e tonificam o organismo
- Ferruginosas: indicadas para anemias, reumatismo e problemas hepáticos, biliares e dermatológicos, estas águas são muito ricas em ferro