CHAVES. “O MUNICÍPIO DO PAÍS COM MAIS UNIDADES TERMAIS"

Novo balneário pedagógico de investigação é visto como “âncora” numa região onde o termalismo de excelência assume cada vez mais destaque. Todos os anos, mais de cinco mil pessoas visitam as termas.

Abre esta semana ao público o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, um investimento de três milhões de euros que visa reforçar um sector considerado estratégico para impulsionar a economia do concelho.

“Além de pretender tornar Chaves num destino termal de excelência em Portugal e na Península Ibérica, a construção deste novo equipamento em Vidago permitirá criar novos postos de trabalho, novos negócios, fixar população e dar um novo impulso a Trás-os-Montes”, diz à Renascença o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira.

Chaves “é o município do país com mais unidades termais, com águas de características diferentes”, sublinha.

Na opinião de António Cabeleira, o novo equipamento, que abre portas na sexta-feira, é “uma âncora para a região”, na medida em que “vem acrescentar qualidade e quantidade a um sector estratégico para o país e para o município”.

Do lado de Vidago, o presidente da junta de freguesia diz que “cabe agora aos privados aproveitar esta oportunidade, quer ao nível da hotelaria quer da restauração”.Rui Branco recorda que Vidago já foi uma importante vila termal, mas que perdeu muitos clientes durante os anos em que as instalações do Palace Hotel estiveram fechadas.

“Agora, toda esta região vai ficar a ganhar. Vidago é uma marca muito importante. Temos que conseguir chegar às pessoas, dar a conhecer a nossa oferta e acredito que vamos ganhar novamente o mercado”, afirma.

Cinco mil aquistas todos os anos

O sector do termalismo leva mais de cinco mil pessoas a Chaves todos os anos e é, por isso, o que mais peso tem na economia do concelho. Em média, representa 75 postos de trabalho por mês, 15 dos quais correspondem a esta primeira fase do balneário de Vidago.

Nos últimos anos, o município investiu seis milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários, na requalificação do balneário de Chaves e na construção, em Vidago, do Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais.

Balneário termal com componente pedagógica

Instalado na antiga estação ferroviária, o balneário é constituído por um conjunto de edifícios interligados, onde estão instalados um ginásio de reabilitação e fisiatria, compartimentos para massagens secas, compartimentos para tratamentos termais, banhos de hidromassagem e duches Vichy, duches de agulheta e duche circular, gabinetes médicos e de enfermagem, auditório e café/bar com uma pequena esplanada.

O novo espaço vai funcionar numa parceria com a empresa UNICER e faz uma forte aposta na componente pedagógica.

“Aqui, os jovens profissionais vão poder fazer estágios e desenvolver, para além da pedagogia, também investigação”, sublinha António Cabeleira.

Água e termalismo em debate

Entre os dias 10 e 11 de Junho, a vila de Vidago vai acolher o simpósio “Água e Termalismo em Debate”, com o objectivo de promover o recurso água nas várias vertentes, mineral ou termal.

O programa do evento contempla painéis como “Hidrologia médica e termalismo – a realidade portuguesa e a actualidade internacional”, “Vocações terapêuticas e tradição termal de Chaves e Vidago”, “A importância do termalismo no desenvolvimento turístico da região” ou “Termas de Portugal – contexto, tendências e oportunidades”.

Estará ainda patente ao público a exposição “Águas, termalismo, estância termal de Vidago”, que retrata a história e o desenvolvimento da vila termal de Vidago desde 1836 até à actualidade.

“Vamos fazer um marco histórico dentro do balneário junto à zona do auditório, que vai permitir, por um lado, darmos a conhecer toda a história da água até aos dias de hoje, mas, por outro, esta exposição vai servir como arranque para um futuro ecomuseu da região de Vidago, com um pólo principal na Quinta da Freixeda e diversos pólos ao longo de toda a região da Ribeira de Oura”, explica o presidente da junta de freguesia.

09-06-2016 http://rr.sapo.pt/noticia/56137/chavesomunicipiodopaiscommaisunidadestermais

Voltar

×