COMUNICADO SOBRE COVID-19 / E SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS)

No actual contexto da pandemia COVID-19, a Associação das Termas de Portugal e a Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia, informam neste comunicado, as medidas de prevenção e precaução adoptadas pelas Termas portuguesas.

No decurso da sua actividade, os Balneários Termais - estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde - obedecem a um rigoroso protocolo de admissão, higienização, desinfecção e monitorização, cumprindo integralmente os programas de controlo de qualidade nos Balneários Termais, estabelecidos pela Direcção Geral de Saúde e Autoridades Regionais de Saúde.

Para esse efeito, as Termas têm médicos e pessoal técnico habilitados a adoptar os procedimentos necessários para actuar em todas as situações, tendo em vista o controlo da infeção e a minimização de riscos para termalistas e colaboradores.

A prática termal pressupõe prescrição e vigilância médica. Deste modo, a indicação e contraindicação de tratamentos termais decorre sempre de critérios clínicos, onde todos os sintomas agudos por si só inviabilizam a prática termal.

Não obstante, no atual contexto derivado do novo Coronavírus E SARS-CoV-2 (Covid-19) e seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde e das Autoridades de Saúde locais, as Termas elaboraram Planos de Contingências, onde foram definidos mecanismos de atuação, prevenção, cuidados e vigilância específicos para a actual epidemia Covid-19.

Para o efeito, foram adoptadas medidas preventivas adicionais, nomeadamente: na admissão de termalistas, suspensão de tratamentos e nos indicadores de frequência máxima de termalistas por período/área de tratamento; foram reforçados os procedimentos de higienização das instalações e equipamentos, o protocolo de conduta de higiene (pré e pós tratamento) e as recomendações de conduta social dos termalistas.

Realçamos que os tratamentos termais, intrinsecamente, não são fatores de risco para a Covid-19 exceto nas práticas colectivas, de modo semelhante ao que se possa passar em qualquer outro lugar em geral, ou mais particularmente em estabelecimento de saúde.

Deste modo, a possível decisão de encerramento ou suspensão da actividade dos balneários termais acertada pelas estâncias termais em articulação com as Autoridades de Saúde, a acontecer, decorrerá de uma situação epidemiológica de contexto e não inerente ao tratamento termal.

As Termas de Portugal continuarão atentas aos novos desenvolvimentos e às orientações da DGS que venham a ser emanadas para as unidades prestadoras de cuidados de saúde, atualizando os planos sempre que se justifique.

Todas as Termas em Portugal estão fortemente empenhadas em garantir que todos os termalistas façam os seus tratamentos termais com toda a segurança e confiança.

Entretanto, apelamos a todos ao cumprimento das recomendações da DGS.

13 de Março de 2020

Voltar

×